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    É médico?

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    DURAÇÃO: 3 dias (6 períodos)
    CARGA HORÁRIA: 30 horas
    UNIDADE:
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    DURAÇÃO: 3 dias (6 períodos)
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    TURMA:

    O QUE ESPERAR DO CURSO

    O objetivo do curso é capacitar o médico a ter uma visão integrada do cuidado do recém-nascido (RN) à beira do leito, realizar avaliação hemodinâmica do RN com critérios que auxiliem na conduta clínica e avaliar órgãos alvo frente a injurias frequentes no ambiente de UTI neonatal

    A QUEM SE DESTINA

    Neonatologistas e pediatras, principalmente os que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

    COMO FUNCIONA O CURSO

    Faça seu curso com a qualidade em uma instituição NOTA MÁXIMA NO MEC

     

    CONHECIMENTO ALINHADO ÀS MELHORES PRÁTICAS DO MERCADO

     

    O curso de Ultrassom Point of Care Neonatal busca levar ao médico o aprendizado do uso do equipamento de ultrassom para a realização de exames à beira do leito em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. O curso segue uma tendência mundial recente que é a avaliação ultrassonográfica realizada pontualmente, à beira do leito, com objetivos práticos e específicos que buscam trazer respostas rápidas para o auxílio na tomada de decisões extremamente relevantes à condução dos casos/pacientes. Além disso, essa avaliação poderá ser realizada pelo médico clínico (pediatra ou neonatologista) sem que haja necessidade de conhecimentos mais profundos da imagiologia, ou seja, o pediatra poderá, ao final do curso, mesmo sem conhecimentos prévios em ultrassonografia ou ecocardiografia, ser capaz de realizar estes exames focados de forma segura e objetiva. A partir deste programa é possível promover integração entre a avaliação cardiológica e imagiológica e os aspectos clínicos em unidades de terapia intensiva visando uma melhor abordagem ao paciente.

    Conteúdo programático
    conteúdo programático do curso

    Dia 1

    Teórica: Ecocardiografia Funcional no POCUS: conceitos básicos, janelas ecocardiográficas, modo M e Doppler | Como avaliar contratilidade, volemia e débito cardíaco sistêmico beira-leito | Critérios ecocardiográficos necessários para definição de canal arterial hemodinamicamente significativo |
    Como avaliar a hipertensão pulmonar e diferenciar de cardiopatias

    Prática: Demonstrativo e prática em pacientes de Ecocardiografia Funcional no POCUS

    Dia 2

    Teórica: US Pulmonar: Conceitos básicos | Score de gravidade | Diferenciais de TTRN e SDR | Atelectasias: Manejo de aeração pulmonar na UTI neonatal com Ventilação Mecânica | Pneumotórax | Derrames Pleurais | US Abdominal: Enterocolite necrosante e suas complicações (pneumoperitônio, perfuração instestinal) | Diagnóstico de Ascite | Visualização de outros órgãos abdominais | Visualização de cateter

    Prática: Demonstrativo e prática em pacientes de US Pulmonar e US Abdominal

    Dia 3

    Teórica: US Transfontanelar: Conceitos básicos | Hemorragias peri e intraventricular e suas complicações | Asfixia perinata e leucomalácia | Malformações anatômicas associadas ao pior prognóstico

    Discussão de casos clínicos

    Prática: Demonstrativo e prática em pacientes de US Transfontanelar

    diferenciais
    Abordagem inovadora

    No Brasil a abordagem de POCUS Neonatal é ainda muito incipiente. Ela associa os exames de imagem aos aspectos clínicos e é inovadora

    Embasamento Teórico

    Os conteúdos serão apresentados em aulas teóricas que contam com ampla utilização de metodologias ativas

    Aulas Práticas

    As atividades práticas são realizadas em ambulatório com boxes amplos e aparelhos modernos, contando com exames demonstrativos realizados pelos professores, que possibilitam grande interação com o método e facilitam o entendimento do aluno sobre a técnica a ser executada

    Atendimento de pacientes

    Os alunos realizam grande quantidade de exames em pacientes reais, sob orientação de professores que são grandes referências na área e sob supervisão de monitores que auxiliarão diretamente na execução dos exames

    Coordenação

    Marina M. Zamith

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    Saskia Maria Wiegerinck Fekete

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