RM do Punho, Dedos e Cotovelo

► Duração: 3 dias (6 períodos)
► Carga Horária: 24 horas
► Valor e Formas de Pagamento: Clique aqui


 São Paulo
DATAS
2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
      13 a 15               07 a 09


 Recife
DATAS
2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
                Consulte      
Clique aqui para fazer a inscrição nos cursos em Recife

Indicado para

O curso de Ressonância Magnética do Punho, Dedos e Cotovelo é indicado para médicos Radiologistas e Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Pré-Requisito

Ter realizado pelo menos dois anos de residência médica ou estágio em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Objetivo

Fornecer ao aluno o conhecimento básico necessário para que possa interpretar exames de Ressonância Magnética em e oferecer subsídios para elaborar relatórios compatíveis em sua prática diária.

Metodologia

Curso teórico-prático. Cada módulo inicia-se com uma exposição teórica visando oferecer ao aluno os conceitos necessários para a melhor compreensão do assunto em questão, sempre ilustrando-os com imagens diagnósticas. A parte prática é realizada utilizando-se casos completos e imagens selecionadas RM que podem ser acompanhados e explorados pelos alunos em computadores individuais.

1º dia

1º dia

Cotovelo

RM do cotovelo:como eu faço?(protocolos e técnicas)

Indicações de contraste paramagnético

Estudo anatômico do cotovelo

Doenças das bursas e tendões do cotovelo (flexores,extensores, bíceps e tríceps)

Estudo de casos: avaliação, interpretação e discussão de exames representativos das patologias discutidas

Lesões ligamentares no esporte e nos traumas

Avaliações por RM da Neuropatia ulnar

Estudo das lesões ósseas e articulares mais freqüentes no cotovelo

Estudo de casos: avaliação, interpretação e discussão de exames representativos das patologias discutidas

2º dia

2º dia

Punho

Protocolos de RM do Punho

-Programação Básica na RM de Punho

-Sequências adicionais nos exames especiais de punhos

-Uso de Contraste Paramagnético – É sempre necessário?

Avaliação das tendinopatias do punho-Anatomia radiológica e fisiopatologia dos tendões flexores e dos compartimentos extensores

Importância da RM nas doenças ocupacionais (LER/DORT) e a síndrome de Carpo

Estudo de casos: avaliação, interpretação e discussão de exames representativos das patologias discutidas

Dor na face ulnar do punho

-Revisão anatômica-radiológica focada;

-Síndromes de impacto ulnar,patologias da região hipotênar complexo da fibrocartilagem triangular,articulação radioulnar distal e tendinopatias mais freqüentes

Estudo de casos: avaliação, interpretação e discussão de exames representativos das patologias discutidas

3º dia

3º dia

Punho

Fraturas do punho:escafóide, rádio distal e outros ossos do carpo:avaliação pela RM

Lesões ligamentares:sistematização da avaliação pela RM dos ligamentos do carpo

Dissociações e luxações do carpo e da articulação radioulnar avaliação prática o que o ortopedista quer saber

Estudo de casos: avaliação, interpretação e discussão de exames representativos das patologias discutidas

Dedos

Aparelho extensor dos dedos: revisão anatômica focada,mecanismos de trauma e avaliação pela RM

Aparelho Flexor dos dedos:revisão anatômica focada,mecanismos de trauma e avaliação pela RM

Lesões ligamentares do polegar e dos demais dedos:revisão anatômica focada, mecanismos de trauma e avaliação pela RM

Estudo de casos: avaliação, interpretação e discussão de exames representativos das patologias discutidas

Importante: A programação pode sofrer alteração, mas o conteúdo proposto será cumprido.

Coordenadores do Curso:


Nome:      Tel.:      E-mail:

OBS: Se você já fez curso no Cetrus não há necessidade de se cadastrar.
Fale Conosco:

Cursos: (11) 2577-0383 | 0800-7263944
Agendamento de Exames Recife: (81) 3204-1735
(81) 3204-1736


Agendamento de Exames São Paulo:  (11) 2899-6555
Unidade São Paulo

Av: Jabaquara, 474 - Vila Mariana
São Paulo CEP: 04046-000

Próximo a Av: Paulista, Aeroporto de Congonhas, Estação do Metrô Praça da Árvore
(Linha I - Azul) e Rodovia dos Imigrantes

Unidade Recife

Empresarial Blue Tower
Av. Eng. Domingos Ferreira, 4060, 14º Andar
Boa Viagem – Recife - CEP 51021-040

Fica a 3 KM do Aeroporto de Recife e a 1.5 KM do shopping Center Recife